Powered By Blogger

sábado, 14 de julho de 2012

A Existência de Matrix


A descoberta do Bóson de Higgs poderá confirmar um modelo físico de grandes repercussões pela comunidade científica. Será a confirmação de que os corpos têm massa por sua causa, existem por sua causa e fazem de sua existência o elemento que não precisa mais ser explicado. Ele é porque é e tudo é por causa dele.

Difícil será explicar para quem continua a perguntar o porquê. A resposta está nele, apenas.  Talvez, por isso, tenha tão grandioso apelido, Partícula de Deus. Deus, para muitos, não se explica, se tem, se aceita e se vive. Tudo dele se origina.

A celebração da realidade física pela ciência se contrapõe à realidade virtual da Matrix, descoberta por Thomas A. Anderson (Keanu Reeves) na trilogia cinematográfica de estrondoso sucesso Matrix.

Mr. Anderson estava adormecido como bilhões de outros seres humanos vivendo dentro apenas de uma realidade virtual quando é libertado e passa a entender ambas as vidas.

Matrix é a realidade falsa, conhecida, percebida e imaginada. A vida nela parece ter sempre um propósito, e a falta de um coloca em xeque a própria existência.

Numa grande rede social na internet, pessoas criam avatares, com nova honra, moral e costumes que podem ser feitos e refeitos conforme a vontade do criador. Fazem, assim, papel de próprio criador e se dão uma nova gênesis.

Entrando na nova sociedade, as realidades se confundem, cada uma tomando parte do tempo do indivíduo, que cada vez mais está vivendo no ambiente mais recente. Também pudera, é o que pode ser modificado.

Aos poucos deixa de se conversar na primeira vida para clicar e compartilhar na segunda. Deixa de parabenizar na primeira, apenas na segunda. Passa a cutucar ao invés de procurar, curtir ao invés de elogiar. Passa a curtir aquilo que nem mesmo gosta mas por ser a forma de comunicação padronizada, exclusiva da nova realidade.

Busca-se na nova realidade sensações e prazeres. Semelhanças com a Matrix, onde prazer, satisfação e conquistas são objetivos e sua permanente busca gera energia nos corpos físicos instalados na primeira realidade.

A energia dispendida ao viver, pensar e interagir numa rede social é liberada para o mundo físico, usada em raciocínios curtos, com até 140 caracteres.  E canalizada para algum lugar? Perdida...

A vida na Matrix faz do ser humano uma bateria, geradora de energia. Basta estacionar o corpo em uma cápsula, vestir um óculos de realidade ampliada, viver e interagir com outros avatares. Não participar da realidade virtual será ato julgado como alienação voluntária, inadmissível e condenada com legítimo desprezo dos habitantes da Matrix. Para seus habitantes é o melhor lugar para se viver, incontestavelmente.

E agora, com a descoberta da Partícula de Deus? Ela não encerra a procura da matéria nem da realidade. A realidade, que em outra teoria é relativa, mostra a cada instante novas formas, dimensões e revela, constantemente, a abismal insignificância do ser humano no universo.

(MC)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

POR QUE CUIDAR DOS ANIMAIS?


Hoje estou aqui para falar de uma causa: a proteção aos animais. Mais especificamente aos animais domésticos. Os protetores costumam ter em suas casas grandes quantidades de cães e gatos. Que fique bem clara a diferença entre protetor e colecionador. O colecionador perde o controle, vai recolhendo todos e acaba numa situação insustentável para si e para os animais. Protetor é o que recolhe muitos e consegue sustentá-los, dar-lhes proteção, abrigo, alimento e cuidados diversos. O protetor também costuma encaminhá-los para lares estruturados para que tenham uma vida digna.

A militância dos protetores é, algumas vezes, muito mal entendida. Animais não são substitutos para filhos porque há uma diferença fundamental. O filho deverá crescer e tornar-se alguém capaz de cuidar de si mesmo, terá livre-arbítrio e arcará com as conseqüências de seus atos, muito embora pais e mães não queiram que seja assim. Então, quanto mais o tempo passa, menos o filho deverá precisar da tutela dos pais. O filho é um ser humano, e como tal, tem uma imensa gama de complexidades, gostos, personalidades etc.

Os animais também têm suas personalidades muito próprias, mas eles DEPENDEM inteiramente de seus tutores e cada vez mais. Quero lembrar que foram nossos ancestrais que domesticaram lobos, felinos e equinos porque precisavam deles para ajudá-los em seu cotidiano. Agora, nada mais justo e natural que nós cuidemos deles. Nada mais justo e natural que a gente lhes dê abrigo, alimento, cuidados médicos, atenção e sobretudo, AMOR.

A causa animal é militância, é ter consciência de que somos interdependentes e que toda a natureza é uma rede. Não se trata de simplesmente substituir filhos por cães ou de querer consertar o mundo. Vai muito mais longe, é bem mais complexo. Nem todo protetor de animal é vegano ou vegetariano - mas em geral, é, porque o veganismo também é uma postura filosófica e política.

"Viver é tomar partido"  - esta frase de Gramsci sugere que não é possível viver sem se posicionar, sem ter seu próprio norte e sem ter consciência. Ser protetor de animal e vegetariano é tomar partido do Bem, do Belo e da Verdade, só para lembrar os princípios gregos. É ter valores mesmo estando numa sociedade desestruturada.

O sentimento de compaixão não é algo muito fácil de alcançar. Compaixão não é sentir pena. Compaixão é sentir a dor/sofrimento do outro e, ao mesmo tempo, ter forças e estrutura para ajudar. No universo da proteção aos animais, além da compaixão, é preciso ter condições para suportar a impotência, a frustração; fazer o bem é muito difícil - o mundo capitalista parece não gostar de atos benévolos gratuitos.

 Você não é obrigado a gostar de animais, mas é necessário haver o respeito e a compreensão. Animais de rua não estão na rua porque querem, eles não têm livre-arbítrio. Eles estão na rua por irresponsabilidade e crueldade de um ser humano. Eles não são animais de "rua", eles foram abandonados na rua por alguém. Rua não é lugar para animais. Protetores de animal não são funcionários do governo e não recebem absolutamente nenhuma ajuda do Poder Público nem de ninguém. O que fazem é com seus próprios recursos e com ajuda de pessoas sensíveis à causa. Os abrigos que existem estão todos lotadíssimos. Nenhuma ong ou protetor tem condições de "pegar" o animal que você não quer mais, o que, aliás, é um absurdo simplesmente a pessoa não querer mais um animal. Antes de adotar um animal, pense muito, converse com sua família, analise suas condições e sua rotina. PELO AMOR DE DEUS, não compre animais!! O comércio de animais é de uma crueldade insana.  E se você já tem o seu animal, CUIDE BEM dele. Leve ao veterinário, dê boa alimentação, dê abrigo, dê atenção e carinho e castre, por favor, castre seu animal! É para o bem dele e para o seu sossego! Tome cuidado com portas, portões e coleiras para ele não fugir. Tem acontecido muito de animais sumirem. Cuidado redobrado em dias de fogos, é perigosíssimo! Informe-se mais sobre cuidados com os animais, existem inúmeras publicações, programas e sites onde você pode se informar a respeito.

Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado.